A India que a novela não mostra


Essa semana eu parei um dia para assistir a novela da Globo caminho das Índias e fiquei meio que surpreso em meio a tanta abundância mostrada pela novela tendo em vista que o país ao qual se refere sofre de um nível agudo de pobreza. Está certo que a novela fala de famílias tradicionais indianas, mas no tocante ao meio urbano em que os personagens vivem a realidade passa longe.
Na novela se observa muito locais monumentais e de beleza quase incomparavél, mas a pobreza que fica ao lado não aparece.
Na Índia existem em torno de 250 milhões de pessoas em pobreza total com renda inferior a US$ 1 por dia e sem acesso a uma alimentação descente, saúde, água potável ou saneamento básico. As mortes nas zonas rurais em fator da fome são frequentes e é nesses lugares em que vive a maior parte da população.
Para se ter uma noção a pobreza na Índia é maior que a da África ou a de outros países orientais pobres.
Não se iluda pelo que a novela mostra porque toda a beleza daquele lugar é ofuscada pela maneira miséravel em que as pessoas vivem e ver a realidade é muito importante para que nós jamais esqueçamos que devemos trabalhar e muito para que o mundo cresça de um a maneira mais igual, mais humana e ver um país como a Índia com olhos voltados para a beleza é o mesmo que dar as costas para o sofrimento de muitos.

6 Comenta aí!:

Anônimo disse...

gastaram MEIO MILHAO por dia na gravaçao da novela e ficaram na india cerca de um mes.
E AINDA NOS TRAZEM UMA INDIA UTOPICA.
90% DA POPULAÇAO DA INDIA É CONSIDERADA POBRE OU MISERAVEL....isso a novela fez questao de esconder!!!

Anônimo disse...

a novela esconde aquilo que era necessario vermos...a pobreza na india...e que com certeza vemos que sempre os mais afetados são as crianças...a india em meio a belezas e riquezas esconde uma população mto pobre!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você! Acho que a novela está desempenhando uma função que não deveria! Deveria trabalhar a cabeça da população uma forma de reduzir as desigualdades, e, veja, até os dalits são bem arrumadinhos! O problema é que fazem os brasileiros, desinformados, ficarem com o traseiro no sofá assistindo um bando de ricaços dançando ao som daquelas músicas que a maioria nem conhece a letra!
Infelizmente esse é o Brasil, que se tudo correr bem, vai ficar igual à Índia!
Quem sabe um dia, eu te encontre nas profundezas do rio São Francisco, pois é o que farão com nós!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa da escola..sobre população e pobreza na India.e não acho nada que explique bem isso na internet.queria ajudaa..achei legal oq foi postado aqui sobre a novela. e concordo.Obriga. beijoos

Anônimo disse...

acheei certisso o q foii dito nesse textooo a novela escondeu bastantes a realidade .Na verdade fikouu mesmo so na ficçao, no romantismo o q deveria ter mostrado fikouu presooo no paiss!!!

Anônimo disse...

super correto!!!!!!!!!!!!!!!!!!
em tanta pobreza só mostrar a riqueza. E falta de etica

Postar um comentário