Novo programa habitacional do governo promete melhorar os meios para se conseguir a casa própria

O governo dará subsídio -no valor de 16 bilhões de reais- praticamente integral para as famílias que tiverem renda mensal de até três salários mínimos, que terão de pagar uma parcela mensal simbólica de 50 reais ou 10 por cento de seu rendimento, por 10 anos. Os mutuários só passarão a pagar as prestações depois do recebimento das chaves das residências, mas os inadimplentes só terão as escrituras dos imóveis se quitarem esses débitos.

"Ninguém vai ser colocado para fora de sua casa se não tiver condição de pagar (durante os 10 anos)", ponderou o vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. A Caixa é responsável por financiar os imóveis.

Para as famílias que ganham de três a seis salários mínimos, as quais poderão comprometer 20 por cento de sua renda, o subsídio será de 10 bilhões de reais. Os juros cobrados pelos bancos nessa faixa serão reduzidos, assim como as taxas de cartórios e custos com seguros.

As famílias que ganham até 10 salários mínimos não receberão subsídios diretos, mas serão beneficiadas pelas menores custos para a compra dos imóveis.

A União também criará um fundo garantidor de 1 bilhão de reais para assegurar que as empreiteiras e os bancos não percam dinheiro se os mutuários perderem o emprego durante o período de financiamento. As famílias poderão adiar o pagamento de algumas parcelas caso comprovem dificuldades financeiras, mas terão de pagá-las depois.

O governo destinará 5 bilhões para financiar investimentos em infraestrutura urbana. Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará 1 bilhão de reais em empréstimos para a cadeia produtiva da construção civil.


O governo enviará ao Congresso duas medidas provisórias para regulamentar o programa e um projeto de lei para abrir o crédito extraordinário dos primeiros 6 bilhões de reais previstos no pacote. O déficit habitacional do Brasil é de 7,2 milhões de moradias.

11 Comenta aí!:

Unknown disse...

gostaria de saber como é que eu faço para me cadastrar,e quais são o procedimentos,para receber as chaves da casa,e o que devemos ter,para nos cadastrar,e gostaria tbem,de receber por a-mail,(saulo_hilario@hotmail.com)

Unknown disse...

gostaria de receber a mesma resposta de salo quem a tiver por favor mande p/ mim tambem.
Obrigada!
alineventura89@gmail.com.br

Unknown disse...

gostaria de saber como é que eu faço para me cadastrar,e quais são o procedimentos e o que devemos ter para nos cadastrar,e se tem algum problema ter restrição no nome e gostaria tbem,de receber por a-mail,(lucienemil33@gamail.com)

Anônimo disse...

gostaria de saber onde iram ser feitas as casas e como faço para me cadastrar no programa qual saite devo acessar me mande por favor um e-mail me informando desde já agradeço.
irenilda.lopes@bol.com.br

Anônimo disse...

gostaria de saber como é que eu faço para me cadastrar,e quais são o procedimentos,para receber as chaves da casa,e o que devemos ter,para nos cadastrar,e gostaria tbem,de receber por e-mail. Este programa seria somente pra quem tem o terreno ou dá pra fincanciar a casa e terreno junto? aguardo resposta.Obrigada
viveanecarzino@yahoo.com.br

Anônimo disse...

quero saber como se cadastra e o que precisa quero saber tudo sobre isso me mande por e-mail que e luizporceles@hotmail.com obrigada

Unknown disse...

gostaria de saber como faço pra mim cadastra

Unknown disse...

eu gostaria de saber como eu faço para me cadastra

Unknown disse...

gostaria de saber como faço para me cadastra

Anônimo disse...

Moro eu e minha Esposa de aluguel, ganhamos menos que três salários mínimo, mas ela tem imóvel no nome dela, que não é nosso, nós podemos participar do plano do governo?

DESIGNER DE INTERIORES disse...

meu nome é Patricia
tenho 34 anos sou empregada, ganho um pouca a mais de um salario minimo não chega a ser dois salarios, pago aluguel...tenho muito interesse de conseguir minha casa, pois gasto R$ 2.640 por ano de aluguel...
gostaria de saber como é que eu faço para me cadastrar,e quais são o procedimentos,para receber as chaves da casa,e o que devemos ter,para nos cadastrar,e gostaria tbem,de receber por e-mail (patderde@hotmail.com)por fafor! obrigada!!!

Postar um comentário