Mudanças climaticas - action day

Hoje é dia 15 e como participante da ação global proposta a blogs pelo Blog Action Day estou escrevendo este post sobre mudanças climáticas.
Cheguei a pensar que não fosse poder postar por causa da forte chuva que caiu aqui na cidade e provocou uma queda de energia, mas aqui estou.
Primeiramente apesar de achar pouco provável que alguém não saiba vamos esclarecer o que são mudanças climáticas, o fenómeno nada mais é do que a variação do clima em escala global ou regional do nosso planeta ao longo do tempo, estas mudanças dizem respeito a temperatura, nebulosidade, precipitações e outros fenómenos climáticos de acordo com médias históricas.
As principais causas dessas mudanças no clima é a emissão de gases poluentes na atmosfera maior do que nossas florestas e oceanos é capaz de absorver. E isso é feito todos os dias por mim, por você e por quase toda população global por que estes gases estão em nossos veículos, e no desmatamento desenfreado.
São várias as conseqüências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento da calota polar e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial. Acima de 2º C, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas.
Gente escrevendo sobre o assunto não pude deixar de notar uma coisa. Quando eu era garotinho lá pelos meus 12 anos cientistas já alertavam quanto ao buraco na camada de ozónio, que o planeta sofreria um aquecimento rápido e isso causaria o degelo dos pólos. Pois bem, 16 anos se passaram e olha tudo o que disseram se realizando, na minha opinião em um espaço de tempo curtíssimo, imagine quanto tempo para realizar-se o que eles estão prevendo hoje.
Apesar de haver anualmente uma Convenção do Clima (O nome oficial do evento é Convenção-Quadro da Nações Unidas sobre Mudanças do Clima)reunião anual organizada pela ONU para discussões de questões importantes quanto as mudanças climáticas não vejo atitudes significativas sendo tomadas. E muito menos uma real pressão sobre o país mais poluente do planeta Estados Unidos e mais Austrália e para participarem do protocolo de Quioto que para quem não sabe é o único tratado internacional que estipula reduções obrigatórias de emissões causadoras do efeito estufa.
Hoje 16 anos depois do firmamento do tratado tenho ouvido falar muito de energia renovável a melhor opção até agora para a diminuição de gases poluentes, isso é uma excelente ideia que provavelmente dará certo, o problema é exatamente a conjunção do verbo "dar" que ao invés de algo que deveria estar dando certo ainda dará, porque o conhecimento desse tipo de energia é antigo, mas somente agora está sendo estudado um meio de viabilizar seu consumo.
Existe também nesse turbilhão de más ações contra o meio ambiente a responsabilidade social que é exatamente onde você entra. Já parou para pensar quais as suas ações para ajudar ou mesmo para não piorar. Podemos pensar que não, mas em nosso dia a dia são várias as atitudes que poluem, queimadas, disperdício de energia e recursos de todos os tipos, o uso de veículos que entopem nossas cidades, enfim todos somos culpados e todos devemos procurar mudar hábitos em pró de melhor qualidade de vida e maior sustentabilidade ecológica.
Vá de vez em quando para o serviço de bicicleta ou a pé, plante uma árvore, não desperdice água, nem papel, nem comida, isso vai ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes e ajudar que tenhamos mais recursos por mais tempo.

0 Comenta aí!:

Postar um comentário